notícias

Notícias

Oftalmologista da UOC coordena projeto interdisciplinar para tratamento do queratocone

17.01.2022

A Prof. Dra. Maria João Quadrado e a Prof. Dra. Elisa Julião Campos, investigadoras do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (iCBR-FMUC), são as coordenadoras de um novo projeto multidisciplinar financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que visa o tratamento do queratocone.

A Prof. Dra. Maria João Quadrado é também oftalmologista na UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

O projeto multidisciplinar, intitulado “Melhorar a permeabilidade do epitélio no cross-linking do colagénio comeano transepitelial: uma solução baseada na nanotecnologia”, propõe uma nova abordagem ao queratocone. A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra explica que o projeto, que agora se iniciou, “pretende validar um sistema inovador avançado que inclui nanopartículas de ouro sensíveis à radiação infravermelho próximo como um protocolo transepitelial para o tratamento do queratocone, com vantagens óbvias em termos de segurança, conforto do paciente e tempo de recuperação”.

No queratocone, a córnea fica distorcida e irregular, com a forma de um cone. Essa alteração distorce a entrada de luz e origina uma visão muito deturpada. Os doentes com queratocone apresentam diminuição acentuada da visão, imagens duplas e alta sensibilidade à luz.

O Dr. João Quadrado Gil, igualmente oftalmologista na UOC, é outro dos investigadores que integra este projeto.

A equipa que participa no projeto é composta pelos seguintes investigadores:

Elisa Campos; Maria João Quadrado; Lino Ferreira; Francisco Ambrósio; Miguel Morgado; Vitor Francisco; Carla Vitorino; João Sousa e João Quadrado Gil e envolve o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR); Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC); Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT) e Centro de Imagem Biomédica e Investigação Translacional (CIBIT).

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ver mais