notícias

public.breadcrumb.news

Rejuvenescimento facial

24.10.2020

Olho verde

O envelhecimento é um processo complexo e contínuo, que ocorre sob a influência de fatores intrínsecos e agentes externos, o que faz com que cada pessoa envelheça de forma diferente. A região periorbitária – em redor dos olhos – e a face sofrem mudanças estruturais precocemente neste processo, pelo que são áreas onde mudanças, mesmo que subtis, podem causar um forte impacto na juventude e saúde facial.

O rejuvenescimento da região periorbitária e face, com o objetivo de combater os sinais de envelhecimento do rosto, é uma intervenção cada vez mais procurada e que pode ter um grande impacto na autoestima das pessoas. Esta intervenção inclui procedimentos cirúrgicos, como a blefaroplastia, e procedimentos menos invasivos, que envolvem técnicas não cirúrgicas, que podem ser realizadas em ambiente de consultório. Entre estes, a toxina botulínica e os preenchimentos faciais são os procedimentos estéticos mais realizados no mundo ocidental, sendo tratamentos complementares da blefaroplastia.

Operação aos olhos, antes e depois

A blefaroplastia é a cirurgia estética das pálpebras mais comum, consistindo na remoção do excesso de pele e bolsas de gordura palpebral. Pode ser realizada nas pálpebras superiores e/ou inferiores.

A toxina botulínica permite o relaxamento temporal dos músculos da face, reduzindo assim as rugas e prevenindo o seu aparecimento. Utiliza-se habitualmente para corrigir rugas dinâmicas e de expressão no terço superior da face. As substâncias de preenchimento faciais são utilizadas para restaurar o volume perdido e também para reduzir as rugas da região periorbitária e da face. A substância mais utilizada é o ácido hialurónico, um composto de origem biológica que preenche e estimula a produção de colagénio, provocando um resultado rejuvenescedor. Realiza-se em pessoas que desejam corrigir a perda de volume da face, minimizar as olheiras e reduzir as rugas perioculares, melhorando toda o conjunto da estrutura facial.

A conjugação correta e individualizada de técnicas cirúrgicas e não cirúrgicas é a chave de um rejuvenescimento facial harmonioso e natural. 

Para o rejuvenescimento da região periocular e da face, procure um cirurgião oculoplástico. Apesar de ser uma área partilhada com outras especialidades médicas, o cirurgião oculoplástico dispõe de todas as condições para poder oferecer as melhores soluções estéticas, com todas as garantias médicas e oftalmológicas.

A UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra está apta a tratar todas as subespecialidades da área da Oftalmologia, incluindo a Cirurgia Estética e o Rejuvenescimento Oculofacial.

 

Guilherme Castela

- Médico oftalmologista da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, especialista em Órbita e Oculoplástica

- Responsável pela secção de Órbita e Oculoplástica e responsável pelo programa de tratamento dos Retinoblastomas no departamento de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra

- Autor do livro “Manual of Ophthalmic Plastic and Reconstructive Surgery”, publicado pela Sociedade Portuguesa de Oftalmologia

Dr. Guilherme Castela

public.cookies_phrase public.read_more