notícias

Notícias

Duplo transplante de córnea realizado na Unidade de Oftalmologia de Coimbra devolve visão a doente praticamente cego

16.06.2021

Helder Cavaco estava praticamente cego e com dores acentuadas nos olhos. Depois de ter sido operado pelo Professor Joaquim Murta, na UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, onde recebeu um duplo transplante de córnea, faz agora a vida normal.

A situação clínica deste algarvio, motorista de transfers, ficou conhecida do grande público quando foi motivo de reportagem em jornais e televisões, onde dava conta das dificuldades que estava a encontrar para resolver o seu problema.

"No início deste ano perdi a visão quase na totalidade. Fiquei com 2% no olho direito e mais ou menos 8% no olho esquerdo. Perdi toda à vontade, só quem está nesta situação sabe o que custa”, começa por contar Helder Cavaco, de 58 anos, num depoimento em vídeo disponível no YouTube, nesta ligação

Uso óculos desde os 3 anos de idade. Tenho 58 e já nasci com miopia muito elevada alterada”, continua. Ao longo dos anos, a situação evoluiu negativamente e, em 2005, a miopia de Helder tinha já 21 dioptrias no olho direito e 19 no olho esquerdo. Nessa altura, decidiu fazer uma operação intraocular em Inglaterra, mas a intervenção não produziu os efeitos esperados: as lentes intraoculares então colocadas danificaram ainda mais a visão dos seus dois olhos, agravando, nos anos seguintes, com o desenvolvimento de cataratas e glaucoma.

De hospital em hospital, sem que houvesse respostas para o seu problema, e com a visão cada vez mais deteriorada, uma pessoa amiga aconselhou-o a recorrer à UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra.

Através de um colega de trabalho, que me apresentou o Professor Joaquim Murta, vim a uma consulta à UOC e adorei”, elogia Helder Cavaco. Seguiram-se mais consultas para diagnóstico completo dos problemas que o afetavam, até que foi considerado apto para as cirurgias nos dois olhos.

O Professor Joaquim Murta operou-me este ano. Recebi transplantes de córnea nos dois olhos, limpou-me as cataratas e o glaucoma também está muito melhor. Estou super feliz, com um sorriso de orelha a orelha. Os meus olhinhos estão branquinhos. Recomendo muito sinceramente a UOC, do fundo do coração”, sublinha Helder Cavaco.

O Professor Joaquim Murta, coordenador da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, explica a gravidade da situação em que Helder Cavaco se encontrava quando recorreu à UOC: “O senhor Helder Cavaco apresentava uma descompensação acentuada da córnea com queratopatia bolhosa, que lhe provocava dores acentuadas, catarata e hipertensão intraocular em ambos os olhos. Estas situações aconteceram após a implantação de lentes intraoculares desajustadas, para correção da sua elevada miopia. Tinha uma visão muito reduzida em ambos os olhos”.

O procedimento adotado, destaca o Professor Joaquim Murta, devolveu qualidade de vida ao doente: “Foi sujeito a um transplante lamelar posterior da córnea, a cirurgia de catarata e, felizmente, apresenta neste momento, dois meses e meio após a primeira cirurgia, uma visão útil que lhe permite ler e conduzir”.

Helder Cavaco

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ver mais