notícias

Notícias

VÍDEO: Especialistas da UOC esclareceram dúvidas sobre a saúde ocular em tempos de pandemia

17.03.2021

A UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra agradece a forte participação no encontro virtual do passado dia 13 de março, em que três Oftalmologistas responderam a questões relacionadas com a saúde ocular em tempos de pandemia. Esta iniciativa permitiu aproximar médicos e doentes, informar sobre temas diversos e responder a questões muito relevantes nos tempos atuais.

A sessão “A Saúde dos Seus Olhos na Era Covid” foi gratuita e aconteceu na página de Facebook da UOC, em www.facebook.com/UnidadedeOftalmologiadeCoimbra. Os interessados puderam colocar as questões através da caixa de comentários da página.

Os Oftalmologistas Joaquim Murta, Maria João Quadrado e Andreia Rosa, igualmente Professores na Universidade de Coimbra, responderam a todas as dúvidas e aconselharam sobre os comportamentos e cuidados a ter nesta altura.

Esta foi a primeira sessão de uma iniciativa inovadora da UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra, que visa aproximar os médicos dos doentes através dos meios digitais. Em breve, outros especialistas da clínica irão protagonizar sessões com temas diversos.

 

Deixamos as respostas dadas pelo Prof. Dr. Joaquim Murta, Prof.ª Dr.ª Maria João Quadrado e Prof.ª Dr.ª Andreia Martins Rosa às questões mais frequentes:

P: Ultimamente passo muito tempo ao computador e sinto muitas picadas e os olhos muito cansados. O que aconselham?

R: Fazer pausas, colocar o ecrã do computador ligeiramente abaixo do nível dos olhos e lubrificar os olhos com lágrimas artificiais.

P: A utilização de máscaras, viseiras e óculos de proteção por longos períodos pode prejudicar a visão?

R: Pode fazer aumentar o olho seco (que é uma condição em que há inflamação do olho e pode inclusivamente haver maior lacrimejo), a blefarite e os chalázios, mas todas estas situações são tratáveis e não levam a perda da visão. Os equipamentos de proteção individual devem continuar a ser usados.

P: O uso de tablets e telemóveis pode estragar os olhos das crianças?

R: Tem havido um aumento da miopia (ver mal ao longe) em vários países, que se pensa estar associado ao maior uso destes dispositivos nos jovens. As crianças devem fazer pausas e intercalar a visão de perto com atividades em que usem a visão para longe, como brincar ao ar livre. Os pais saberão qual o tempo de telemóvel / computador / tablet adequado ao seu filho, mas em geral as crianças em idade pré-escolar não devem estar mais de 1h30 por dia com estes dispositivos.

 

Se não teve oportunidade de assistir, pode ver agora o vídeo da sessão, no cimo desta página.

Professores Joaquim Murta, Maria João Quadrado e Andreia Rosa

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ver mais