notícias

Notícias

Prof. Joaquim Murta foi entrevistado pela SIC sobre projeto inovador realizado em Portugal

26.04.2021

O professor Joaquim Murta, especialista da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, deu uma entrevista à SIC a propósito de um projeto inovador realizado em Portugal e que foi distinguido pelo Fórum Económico Mundial.

O projeto “Value-Based Health Care - Catarata (VBHCAT)” foi desenvolvido pelo Health Cluster Portugal em instituições de saúde nacionais, com coordenação do professor Joaquim Murta, também diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

O projeto foi reconhecido pelo Fórum Económico Mundial como “Hub Global de Inovação”, distinção exclusiva para as iniciativas que se destacam pelo seu impacto e pioneirismo. O VBHCAT tem como finalidade aumentar a eficiência das intervenções médicas, reduzindo o seu custo, eliminando despesas supérfluas e, ao mesmo tempo, aumentando a qualidade dos tratamentos para os doentes, integrando-os na avaliação dos resultados.

Na prática, o projeto VBHCAT altera profundamente os atuais modelos de financiamento da saúde. Assim, em vez da quantidade dos atos médicos praticados, o foco do financiamento incide nos bons resultados. Ou seja, é a qualidade do serviço, atestada pelas técnicas e materiais usados e pela melhoria geral do doente, que ajuda a estabelecer o financiamento.

Pode saber mais sobre o projeto em https://bit.ly/3lVv3Nb.

Veja a entrevista do professor Joaquim Murta à SIC no vídeo aqui em baixo.

Prof. Joaquim Murta

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ver mais