notícias

Notícias

Oftalmologistas da UOC obtêm resultados muito promissores em tratamento personalizado para o queratocone

22.02.2023

Edifício da UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra
  • Resultados de ensaio clínico realizado na UOC mostram melhoria da acuidade visual em 92% dos olhos intervencionados.

 

Uma equipa de oftalmologistas da Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC) realizou um trabalho prospetivo que decorreu nesta clínica e que foi agora publicado numa das revistas de maior projeção internacional nesta área, a JCRS - Journal of Cataract & Refractive Surgery.

A equipa autora do trabalho é constituída pelos Drs. João Gil e Ana Costa e Profs. Andreia Rosa, Maria João Quadrado e Joaquim Murta.

O trabalho teve como finalidade avaliar os efeitos de um tratamento personalizado com crosslinking corneano em 37 olhos de 32 doentes com queratocone progressivo, uma doença cada vez frequente, fundamentalmente em adolescentes e adultos jovens. Este é o único tratamento existente para evitar a progressão desta doença que, em último caso, pode exigir a realização de um transplante de córnea.

Mais concretamente, a equipa avaliou os resultados visuais e tomográficos destes doentes, após uma cirurgia de crosslinking personalizado que utilizou a remoção de epitélio assistida por laser excimer e irradiação guiada por topografia. A Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC) dispõe do único aparelho existente em Portugal para esse efeito.

No decorrer do trabalho, foi avaliada a acuidade visual corrigida à distância, assim como os resultados refrativos e de tomografias Scheimpflug em três momentos distintos: antes do início do tratamento e depois de 6 e 12 meses de pós-operatório.

“Os resultados do trabalho não podiam ser mais animadores. Um ano após a intervenção, 91,89% dos olhos mostraram uma melhoria significativa da sua acuidade visual, ao mesmo tempo que conseguiram a estabilização da progressão da doença. Este tratamento personalizado é uma conquista muito importante para a qualidade visual dos doentes com queratocone progressivo”, sublinham os autores.

O tratamento para o queratocone progressivo pode ser realizado na Unidade de Oftalmologia de Coimbra (UOC).

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ver mais