notícias

Notícias

Oftalmologista da UOC cria plataforma que otimiza os resultados na cirurgia da catarata

06.11.2020

Oftalmologista de Coimbra cria plataforma online que monitoriza e otimiza os resultados na cirurgia da catarata

Miguel Raimundo, que integra o corpo clínico da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, é o criador de uma plataforma online clínica destinada a oftalmologistas, e que permite monitorizar e otimizar os resultados refrativos na cirurgia da catarata. Com esta nova ferramenta, batizada de IOLzero, os cirurgiões podem analisar de forma constante os seus resultados e introduzir fatores de correção para as cirurgias seguintes.

A ideia de construção do IOLzero colocou-se a Miguel Raimundo em consequência das suas próprias necessidades enquanto cirurgião oftalmologista. O software encontra-se nesta altura na fase final de desenvolvimento, estando já disponível para os oftalmologistas uma versão experimental, em https://iolzero.com, com praticamente todas as funcionalidades operacionais.

A primeira versão foi disponibilizada em maio deste ano, tendo o grosso do desenvolvimento sido feito durante o período de confinamento. O criador está convicto de que a plataforma estará madura o suficiente para se considerar estável em janeiro próximo.

IOLZero

IOLzero otimiza resultados em cirurgia de catarata

O IOLzero é uma plataforma online pensada para oftalmologistas, que permite a monitorização e otimização de resultados refrativos na cirurgia da catarata, com recurso a técnicas de data science e algoritmos de otimização próprios. Trata-se de um processo de melhoria contínuo, que incorpora permanentemente o feedback e correções dos cirurgiões.

A catarata corresponde à opacificação gradual da lente natural do olho, o cristalino. Surge na maioria dos casos com o envelhecimento, embora outros fatores possam contribuir para o seu aparecimento, nomeadamente traumatismos, fármacos e doenças oculares ou sistémicas.

A cirurgia da catarata é um procedimento relativamente comum, rápido e indolor em que a catarata (cristalino opacificado) é substituída por uma lente intraocular que restaura a transparência dos meios oculares. Ao mesmo tempo permite corrigir erros refrativos (miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia) através da personalização da lente intraocular consoante as necessidades de cada pessoa.

A seleção da lente intraocular a implantar requer um estudo pré-operatório cuidadoso, auxiliado pela mais recente tecnologia, bem como uma técnica intraoperatória irrepreensível.

A excelência na cirurgia de catarata moderna resulta da combinação dos melhores cirurgiões, das melhores tecnologias e das melhores técnicas de análise e otimização de resultados. Consegue-se assim uma cirurgia verdadeiramente personalizada às necessidades visuais e refrativas de cada doente.

Dr. Miguel Raimundo

Nota biográfica

Miguel Raimundo é médico Oftalmologista na UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra e no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). É o criador do IOLzero, uma plataforma online de cálculos, otimização e benchmarking em cirurgia da catarata.

Realiza investigação na área das neurociências da visão no Coimbra Institute for Biomedical Imaging and Translational Research (CIBIT) e é certificado em Investigação Clínica pela Harvard Medical School (HMS CSRT). É medical grader para ensaios clínicos no Coimbra Ophthalmology Reading Centre (CORC).

É autor de diversas publicações científicas em revistas nacionais e internacionais indexadas, com participação regular como palestrante em congressos nacionais e internacionais de Oftalmologia.

Foi distinguido enquanto primeiro autor por cinco vezes com prémios na área da Oftalmologia (SPO – Melhor Trabalho de Investigação em Cirurgia Refrativa Premium 2018, GER – Melhor Trabalho de Investigação Original em Retina 2017, SPO – Melhor Caso Clínico em Retina 2016, SPO - Melhor Trabalho de Investigação Original em Retina 2015, SPO - Melhor Trabalho de Inovação em Oftalmologia 2015).

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ver mais