notícias

Notícias

Médicos da Unidade de Oftalmologia de Coimbra apresentaram trabalhos em reunião internacional de especialistas

04.03.2021

Professor Joaquim Murta, oftalmologista

Quatro oftalmologistas da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra apresentaram trabalhos e participaram em discussões durante a 25.ª Reunião de Inverno da ESCRS - European Society of Cataract and Refractive Surgeons (em português, Sociedade Europeia de Cirurgiões da Catarata e Refrativos).

O dr. João Gil, em conjunto com os professores Andreia Rosa, Maria João Quadrado e Joaquim Murta – todos da UOC e do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – apresentaram os excelentes resultados obtidos com a utilização da técnica de crosslinking personalizado no tratamento do queratocone, através de uma tecnologia que em Portugal apenas existe na UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra.

Os resultados demonstram que esta técnica tem potencial para ser um instrumento efetivo no tratamento dos doentes com queratocone. Um ano depois da cirurgia, os doentes revelaram uma melhoria significativa da acuidade visual e estabilizaram a progressão da doença.

Também na mesma Reunião de Inverno, que este ano decorreu de forma virtual, o prof. Joaquim Murta participou, ao lado do prof. Boris Malyugin (Rússia), numa discussão acerca da utilização das novas lentes intraoculares multifocais e de foco estendido (EDOF) no tratamento cirúrgico da catarata e correção da visão de perto, intermédia e de longe. Discutiu-se, nomeadamente, a correta seleção dos possíveis candidatos, os exames essenciais para um bom resultado, a correção do astigmatismo concomitante e as maneiras de evitar complicações.

Finalmente, o prof. Joaquim Murta foi coautor na apresentação de um trabalho multicêntrico acerca do IBERIA Biobank. Este é um biobanco de explantes oftálmicos na Península Ibérica, que reúne uma grande coleção de material explantado do olho, como lentes intraoculares e válvulas de glaucoma. Neste trabalho, foram apresentadas as causas de explante de lentes intraoculares provenientes do Biobanco IBERIA até 2020.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ver mais