notícias

Notícias

Centros Oftalmológicos nacionais avaliados positivamente por mais de 18 000 doentes

10.08.2022

Professor Joaquim Murta

O projeto Value Based Healthcare em Oftalmologia (VBH) apresentou os primeiros resultados. Analisados os resultados na cirurgia da catarata nos hospitais nacionais públicos e privados aderentes ao projeto (entre os quais se inclui a UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra), verificou-se que mais de 18 000 doentes avaliaram positivamente o projeto.

O VBH é uma iniciativa do Health Cluster Portugal (HCP) e é coordenado pelo professor Joaquim Murta, diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e especialista da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra.

O projeto VBH, já implementado em duas áreas de Oftalmologia, tem como finalidade aumentar a eficiência das intervenções médicas, reduzindo o seu custo, eliminando despesas supérfluas e, ao mesmo tempo, aumentando a qualidade dos tratamentos para os doentes, integrando-os na avaliação dos resultados. Recorde-se que este é um projeto premiado pelo World Economic Forum.

Em 2023, o Health Cluster Portugal (HCP) pretende implementar o projeto VBH em novas áreas da saúde, como a ortopedia, a cardiologia e a endocrinologia.

Só alterando a gestão hospitalar iremos mudar o setor da saúde. A implementação do VBH na área da oftalmologia permitiu ter uma análise da qualidade dos cuidados prestados com consequente aumento da eficiência e eficácia.

Os resultados apurados no último ano, permitem verificar que mais de 90% dos doentes apontam ter tido melhorias significativas na sua capacidade visual após cirurgia e apenas em 1% dos casos é reportada uma complicação. Em Portugal as pessoas sujeitas à cirurgia às cataratas são na sua maioria mulheres (58%) e têm em média 73 anos.

Este projeto é muito importante porque, sendo a catarata uma patologia inevitável com a idade e que afeta de forma muito negativa a qualidade de vida de um grande número de cidadãos, permite uma avaliação do impacto dos cuidados prestados pelos diferentes operadores de saúde em termos de qualidade e de custos. O doente passa a ter acesso a informação que lhe permite escolher o prestador de cuidados que melhor resultado em termos de tratamento disponibiliza. 

O Prof. Dr. Joaquim Murta realça que “a implementação de modelos de VBH permite que os serviços de saúde específicos sejam concentrados em instituições que forneçam, realmente, cuidados de saúde de elevado valor. Este valor deve ser definido em termos de outcomes de saúde, avaliados e diferenciados de forma contínua, com informação permanente aos profissionais de saúde e população em geral, com o objetivo principal de melhorá-los, reduzir os custos ou ambos, determinando, a curto prazo, a possibilidade de uma escolha esclarecida do doente sobre onde melhor realizar a sua cirurgia ou tratamento com consequente melhoria clara da sua qualidade de vida. Com esta nova abordagem será possível assegurar a sustentabilidade do sistema de saúde a longo prazo e melhorar os resultados de saúde para os doentes.”

Os médicos oftalmologistas Dr. Nuno Alves e Dr. Nuno Campos, da CUF, também sublinharam que “este projeto é muito importante porque permite objetivar de forma inquestionável a qualidade da cirurgia de catarata que é realizada em vários centros cirúrgicos em Portugal, proporcionando ao mesmo tempo um poderoso instrumento aos doentes, de confirmação desse mesmo rigor, e da constante atualização e modernidade da Oftalmologia Portuguesa”.

A cirurgia da catarata tem evoluído em termos de procedimento de forma muito acentuada nos últimos anos, é a mais realizada em todo o mundo e é muito impactante na qualidade de vida dos cidadãos: permite corrigir a visão de longe, intermédia e de perto, bem como o astigmatismo.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ver mais