notícias

Notícias

Dra. Andreia Rosa apresentou em Espanha resultados do cross-linking corneano realizado em exclusivo na UOC

30.05.2021

Cirurgia de cross-linking corneano na UOC

A Prof.ª Dr.ª Andreia Rosa, oftalmologista na UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra, apresentou no 36.º Congresso da Sociedade Espanhola de Cirurgia Ocular Implanto-Refrativa (SECOIR) os excelentes resultados que a UOC tem alcançado com a utilização do cross-linking corneano com luz topoguiada no tratamento do queratocone, utilizando uma técnica que, em Portugal, apenas é possível de realizar nesta unidade de Coimbra.

O queratocone é uma doença da córnea, a parte transparente dos olhos, em que esta vai ficando mais fina e mais deformada, podendo assumir em fases tardias a forma de um cone, o que dá o nome à doença.

Ao contrário de muitas doenças, o queratocone afeta sobretudo os jovens, causando aumento da miopia, do astigmatismo e diminuição da visão, mesmo com óculos. É a primeira causa de transplante de córnea em pacientes jovens.

O cross-linking é uma cirurgia em que se aplica um produto na córnea, a riboflavina, e se emite luz ultravioleta sobre esta, com o objetivo de formar pontes entre as moléculas de colagénio da córnea, tornando-a assim mais resistente e parando a progressão da doença.

A UOC dispõe do único equipamento no país – e um dos poucos na Europa – que permite o cross-linking com emissão topoguiada de luz ultravioleta para tratamento do queratocone. Esta tecnologia personaliza a emissão da luz ultravioleta, a sua intensidade e padrão, incindindo assim doses de energia mais altas onde a córnea está mais deformada e poupando as áreas relativamente normais desta. Consegue-se, desta forma, o duplo objetivo de estabilizar a doença e regularizar a córnea numa só cirurgia.

Foram os excelentes resultados desta técnica que foram apresentados pela Prof.ª Dr.ª Andreia Rosa no 36.º Congresso da SECOIR.

Os autores da apresentação, além da Prof.ª Dr.ª Andreia Rosa, são o Dr. João Gil, a Prof.ª Dr.ª Maria João Quadrado e o Prof. Dr. Joaquim Murta, todos da UOC.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ver mais