notícias

Notícias

Ambliopia: uma das principais causas de perda de visão em bebés e crianças

28.11.2020

Oftalmologista na UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra

A ambliopia é uma das principais causas de perda de visão em bebés e crianças pequenas. É uma disfunção grave, que necessita de ser tratada precocemente, uma vez que a recuperação se torna muito mais difícil se não for detetada antes dos 10 anos.

É, assim, fundamental a observação da criança por um oftalmologista até à idade dos três anos. Só dessa forma o oftalmologista poderá detetar eventuais problemas de visão que passam despercebidos aos pais e que poderão levar a dificuldades no aproveitamento escolar e a um atraso nas suas capacidades de aprendizagem.

Uma percentagem elevada de crianças apresenta défices da função visual, de que são exemplo os erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo), o estrabismo e a ambliopia.

A ambliopia é um distúrbio do neuro-desenvolvimento do córtex visual e que provoca má acuidade visual no início da vida. Popularmente designada de olho preguiçoso, é uma disfunção visual em que um olho (ou, mais raramente, os dois) perde acuidade visual, sem que sejam notórias anomalias estruturais. A ambliopia pode ser causada por vários fatores, como o mau alinhamento dos olhos, o astigmatismo, a miopia, a hipermetropia ou a opacificação do cristalino.

A perda da noção de profundidade é o sintoma mais comum associado à ambliopia. Esta disfunção pode ter um impacto substancial nas tarefas visuomotoras, na dificuldade em praticar alguns desportos e limita as opções de carreira profissionais.

Em alguns casos, o uso de óculos é suficiente para corrigir o problema, mas frequentemente são necessários outros tratamentos. Se não for tratada atempadamente, a ambliopia persiste até a idade adulta, altura em que já não é possível corrigir.

Por isso, não perca tempo: se ainda não o fez, leve o seu filho a um oftalmologista o mais depressa possível!

Na UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra somos especialistas em tratar todas as patologias da visão, incluindo a ambliopia.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ver mais