notícias

Notícias

Tem dores de cabeça e fadiga ocular? Pode sofrer de Insuficiência de Convergência

20.11.2020

Oftalmologistas da UOC - Unidade de Oftalmologia de Coimbra

Muitas queixas comuns de dores de cabeça e fadiga ocular são motivadas pela Insuficiência de Convergência, uma patologia da visão pouco divulgada mas que merece a maior atenção.

A Insuficiência de Convergência é um problema visual binocular, em que os dois olhos não estão coordenados e não olham exatamente para o mesmo ponto. Desta forma, a visão ao perto é prejudicada, pela dificuldade em fixar pontos que estão próximos.

Este é um problema comum de coordenação dos músculos oculares e acontece quando os olhos têm tendência para se desviar para fora, ao ler ou a fazer um trabalho de perto. Assim, quem sofre desta patologia é obrigado a fazer um esforço maior para realinhar os olhos.

Por norma, a Insuficiência de Convergência está associada a sintomas que ocorrem quando o individuo efetua trabalho de perto, durante muito tempo. Os sintomas incluem fadiga ocular, dores de cabeça, visão dupla, sensação de que a página se movimenta, perda frequente do ponto durante a leitura, incapacidade de concentração e atenção limitada.

Atualmente, passamos grande parte dos nossos dias a olhar para plataformas digitais e a ler. Pessoas que sofrem de Insuficiência de Convergência denotam dificuldades nestas tarefas desde tenra idade, sendo por isso particularmente importante o seu diagnóstico na infância.

O tratamento de convergência é eficaz nestas situações e pode passar por sessões de exercícios oculares regulares e/ou a utilização de óculos especiais. A terapia de convergência pode aliviar alguns dos sintomas que podem ser um obstáculo para a leitura e que podem causar défice de atenção.

Na UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra somos especialistas em tratar todas as patologias da visão, incluindo a Insuficiência de Convergência.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ver mais